Com técnicas modernas e eficazes, a Gontijo faz limpeza de caixa d’água em Goiás com segurança e agilidade tanto para sua empresa, como residência e condomínio.
Nossos colaboradores passam por rigorosos treinamentos e cursos de limpeza de reservatórios, além de possuírem treinamento e qualificação para trabalho em altura e espaço confinado(NR 33 e NR 35), estando aptos para executar tanto uma simples limpeza de caixa d’água residencial de 1000 litros, como um serviço mais complexo de torre de água de 200 mil litros, por exemplo.
A falta de manutenção e limpeza periódicas podem acarretar no aumento da turbidez e na proliferação de microrganismos na água reservada, degradando, assim, sua qualidade. Adicionalmente, pode-se ter um acumulo de material orgânico no reservatório, corroborando com o aumento dos microrganismos e com o agravamento dos riscos à saúde dos usuários.
Longos tempos de detenção nos reservatórios favorecem o crescimento e aclimatação das bactérias nitrificantes às condições de pH e à presença do residual do desinfectante, favorecendo a nitrificação. Em águas cloradas, tal fenômeno representa uma queda nas concentrações do cloro residual, uma vez que o cloro (agente oxidante) é utilizado na oxidação, por bactérias do nitrogênio amoniacal (amônia) à nitrogênio nitroso e este, à nitrogênio nítrico (nitrato). Com isso, pode ocorrer o ataque do desinfetante ao biofilme no sistema de distribuição, o que pode aumentar, ainda mais, o risco do crescimento de bactérias.
Aliada aos fatores acima mencionados, a qualidade da água pode sofrer, também, alterações em função do contato da água armazenada com o concreto das paredes do reservatório. Esse fenômeno é explicado pelas distintas concentrações de carbonato de cálcio na água e na superfície de contato das unidades de reservação, observando uma deterioração do concreto.
Antes de realizar a limpeza verificar se os envolvidos na limpeza estão treinados para a atividades e se os equipamentos/materiais e EPIs estão disponíveis: botas de borracha, aventais, macacão, cordas, lanternas, óculos, baldes, vassouras, rodos, bomba de alta pressão, escovas com cerdas, escada, esponjas e outros materiais necessários.
Não use escova de aço, sabão, detergentes ou outros produtos, uma vez que poderão deixar resíduos aderidos nas superfícies internas, podendo comprometer a qualidade da água.
Realizar as manobras dos registros e válvulas para esvaziar o reservatório
Fechar a rede de distribuição e abrir a descarga, usar bomba submersível, quando necessário
Fixar a escada para o acesso e condução dos materiais e equipamentos para o interior do reservatório
Instalar a iluminação, os mangotes, quando necessário
Utilizar o rodo, bomba de água e de sucção, se necessário, para retirarem os resíduos restantes no piso do reservatório
Limpar as paredes e pilares, utilizando a escova
Enxaguar todas as paredes e pisos com água potável, até remover os resíduos
Usar esponjas para retirar água nos cantos do reservatório, quando houver problemas de escoamento
Após terminar o processo de enxágue, fechar a descarga do reservatório e abrir a entrada de água potável
As manobras de abertura e fechamento de registros e válvulas dependem da estrutura e operacionalidade materiais necessários.
Fale agora mesmo com a Gontijo, atendemos Goiânia e Região, resolvemos seu problema de forma rápida e eficaz.
Rua C-149, Quadra 306, Lote 4, 1020 – Jardim América, Goiânia – GO, 74275-080
Atendimento Todos os Dias da Semana
08h – 23h
Gontijo Dedetizadora Goiânia @2021 – Todos os Direitos Reservados – Desenvolvido por: Webcer Marketing Digital